Laudo de SPDA

Neste pequeno artigo, iremos tratar sobre um dos grandes campeões de pedidos de orçamento na empresa que é o laudo de SPDA para região de Vitória/ES. Mas o que significa SPDA? Você poderia me dizer se sua residência tem um? Sua manutenção está em dia?

Primeiro a definição, o sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é popularmente conhecido como “para-raios” e é basicamente responsável por conduzir as descargas atmosféricas – raios – até o solo de forma a neutralizá-los; sem causar danos a construção ou aos moradores. Segundo o CONFEA, temos:

“Considerando o estabelecido nas Normas Técnicas da ABNT, sobre os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas, aqui denominados SPDA, em especial as Normas NBR-5410/90 e NBR-5419/93, que visam dar segurança às pessoas, estruturas, equipamentos e instalações internas e externas”

Publicada no D.O.U de 21 NOV 2001 – Seção I – pág 221

É de extrema importância que o SPDA esteja construído conforme orientações normativas e que a manutenção anual seja mantida como rotina preventiva. O proprietário, diretor da indústria ou síndico da edificação é o responsável legal por prejuízos que possam ser causados pela omissão em realizar a manutenção preventiva no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Há responsabilidade civil e criminal caso ocorram problemas devido a não realização das manutenções, também existe o risco de seguradores recusarem ressarcimentos por danos caso seja comprovada a ausência de matutenção do sistema. A norma que rege os protocolos de projeto e construção de SPDA é a NBR-5419 e teve sua última atualização publicada em 2015 (até o momento deste artigo).

Laudo SPDA Vitória ES

Galeria de fotos de serviços de SPDA realizados pela empresa (laudos ou manutenções)

Precisa projetar, atestar, atualizar ou executar seu SPDA? Faca já seu orçamento conosco, entre em CONTATO.

× Fale direto conosco!