O HIPOT vem do inglês High Potential (em português, alto potencial) e pode ser definido como um dispositivo utilizado para avaliar a isolação elétrica em ferramentas, materiais elétricos e equipamentos, por meio da aplicação de alta tensão (ensaio de tensão aplicada). Ele permite a realização do ensaio de rigidez dielétrica ou ensaio de tensão suportável, é um ensaio não destrutivo (às vezes destrutivo) realizado em equipamentos, ferramentas e materiais elétricos para verificar a qualidade das suas isolações elétricas através da aplicação de alta voltagem/tensão (normalmente da ordem de alguns mil volts até mais de 100 mil volts). Fabricantes e laboratórios frequentemente realizam esse tipo de ensaio para garantir a segurança e qualidade dos seus produtos. No Brasil, em alguns segmentos da indústria, esse ensaio é obrigatório, como por exemplo para fabricantes de eletrodomésticos ou tomadas.

O que é um material isolante elétrico?

Um material isolante elétrico é um material cuja condutibilidade elétrica é muito baixa e assim sendo a corrente elétrica praticamente não flui por ele.  Exemplos de isolantes elétricos são: plásticos, borrachas, papéis, cerâmicas e ar. Os diferentes isolantes têm propriedades diferentes e capacidade de isolação diferentes. Cada material tem a capacidade de suportar até um certo valor de tensão (voltagem), e se esse valor for ultrapassado o material deixa de atuar como isolante e começa a permitir a passagem de uma quantidade significativa de corrente elétrica. À essa tensão na qual a capacidade de isolação do material é perdida dá-se o nome de rigidez dielétrica do material. A capacidade de isolação de materiais isolantes pode ser avaliada através do ensaio de sua rigidez dielétrica. Esse ensaio é feito utilizando o HIPOT.

Quais os testes mais comuns realizados ?

  • Luminárias: Ensaios de HIPOT normalmente são executados segundo a norma IEC 60598-1.
  • Painéis elétricos: Fabricantes de painéis TTA devem executar o ensaio de HIPOT nos seus painéis segundo a norma NBR IEC 60439-1:2003.
  • Luvas Isolantes: Ensaios de HIPOT normalmente são executados segundo a norma NBR 16295:2014 .
  • Tapetes isolantes de borracha: Ensaios de HIPOT normalmente são executados segundo a norma ASTM D178.
  • Óleo de transformador: Ensaios de HIPOT normalmente são executados segundo as normas NBR 6869 e NBR IEC 60156:2004.
  • Capacetes: Ensaios de HIPOT normalmente são executados segundo a norma NBR 8221:2015 .
  • Cabos de MT (média tensão)

Qual ensaio de tensão aplicada mais comum na Grande Vitória/ES ?

O ensaio de tensão aplicada utilizando HIPOT mais utilizado na região da empresa é para liberação de subestação (aérea ou abrigada), pois ao contruir uma subestação, a concessionária local exige um laudo de teste de isolação (utilizando HIPOT) nos cabos de média tensão subterrâneos que foram lançados do ramal de ligação (poste da rua) até a primeira chave/disjuntor.

Ensaio de Tensão Aplicada HIPOT
× Fale direto conosco!