Laudo de alarme de incêndio

O sistema de detecção e alarme de incêndio geralmente é composto por duas “partes”, o sistema de alarme e o sistema de detecção. Estes sistemas são interligados a uma central capaz de controlar e monitorar estas “partes”, gerenciando as ações entre elas.

O sistema de detecção é composto por detectores de fumaça automáticos e acionadores manuais, devidamente arranjados e dispostos de forma a identificar precocemente um foco de incêndio, sejam pela identificação da fumaça, ou pela identificação visual de algum ocupante que dispara o acionador manualmente.

Diversas tecnologias de detectores estão disponíveis, dentre elas, destacam-se os detectores pontuais de fumaça e os detectores pontuais de calor, muitas vezes é difícil de identificar visualmente qual deles está instalado em um ambiente, mas eles possuem aplicações bem distintas.

O arranjo destes detectores é interligado por uma infraestrutura de cabos condutores, formando o chamado laço de detecção, e este laço, por sua vez está interligado com a central.

O sistema de alarme é o coração deste sistema e é composto por uma rede de sinalizadores áudios/visuais que têm por objetivo promover a comunicação de emergência no ambiente. Esta rede deve ser projetada e distribuída ao longo da rota de fuga para poder notificar todos os ocupantes da edificação a evacuarem o ambiente com total segurança.

O objetivo do laudo é testar os detectores e o alarme simulando um incêndio e verificando se o protocolo do sistema está ocorrendo como foi projetado.

× Fale direto conosco!